Em tempos de Copa do Mundo, o brasileiro Edvaldo Couto, 47, como assina no seu blog Cibercorpo: Futebol, Vida Esportiva e Sexualidades, nem imaginava que iria marcar um gol de placa lá em Portugal antes mesmo da partida Brasil e Portugal na Copa do Mundo.
Seu blog Cibercorpo foi assunto da coluna Googleada, assinada pelo jornalista Pedro Tadeu do jornal Diário de Notícias, no último dia 10, intitulada Futebol para Homossexuais. O que chamou a atenção do jornalista português foi a junção de textos-legendas escritos por Couto, que dão esse ar questionador (e engraçado) acerca da sexualidade dos atletas, como os jogadores de futebol.
Por sua vez, o texto do jornalista português também questiona a sexualidade de Edvaldo Couto. Ele diz que não sabe se Edvaldo Couto é homossexual, mas que seu blog recebia “muitas visitas de internautas masculinos que apreciam corpos de homens”. Na verdade, o blog nem recebeu tanta visita assim.
Até agora um pouco mais de 600 delas desde que foi criado em junho de 2008. Porém, essa dúvida quanto à orientação sexual de Couto vai permanecer. “Essa informação não precisa ser clara. O barato é questionar pelas fotos e pequenos comentários às supostas masculinidades dos atletas, os do futebol em especial”, diz Couto. As informações do seu perfil postadas no blog são verdadeiras, segundo informou Edvaldo.
Comentários homofóbicos – “Antes tinha foto, mas recebi uns comentários homofóbicos bem violentos e achei melhor tirar a foto”, conta. O blogueiro é gaúcho, torcedor do Internacional e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apesar de estar longe de terras gaúchas, ele não esconde sua paixão pelo time colorado. “Sou um torcedor quase fanático. Vivo com camisa do Inter, sou sócio e não perco uma oportunidade de ver o Inter jogar nem de me jogar no Beira Rio”, diz. Seu amor pelo futebol ultrapassa os limites do seu estado natal. “Aqui na Bahia sou torcedor do Vitória. E adoro ir para o Barradão” [estádio do time baiano].
Teor acadêmico – Quem acha que as fotos postadas no blog com comentários maliciosos são pura brincadeira, engana-se. O material faz parte do trabalho Homens de Verdade: corpo, futebol e masculinidades na cibercultura", que será apresentado naAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no grupo de trabalho “gênero, sexualidade e educação” do Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Educação.
O encontro vai acontecer em outubro, em Caxambu (MG), e é o maior e mais importante encontro de educação do país. O minicurso será uma discussão sobre o material publicado neste blog. Enfim, tratará sobre a “construção cultural e tecnológica dos corpos dos atletas, especialmente sobre as múltiplas relações entre vida esportiva e representações de sexualidades, além de outras coisinhas sensacionais”, como escreveu Couto no blog.
Apesar do viés acadêmico, o blog não tem vínculo direto do professor com a UFBA. “O blog é pessoal, para meu divertimento. Ele não está ligado diretamente à universidade. Embora eu escreva textos e livros sobre o tema”, comenta. Mas nem por isso, os alunos do professor mestre em filosofia e doutor em educação deixam de visitar o seu blog. “Meus alunos, inclusive os de educação física, se divertem com o blog também”.
Sexualidade sugerida – As frases como contraponto das fotos insinuadoras dos desportistas são a graça da sexualidade sugerida nos cliques fotográficos, como, por exemplo, com a foto de um jogador paraguaio arriando o calção: “Roque Santa Cruz, do Paraguai, quase mostrando "O melhor do homem". Viva a copa!, escreveu Couto. Na foto acima, Couto escreveu a seguinte legenda: “Começou o espetáculo. Ainda não sabemos se vai ter show de bola, mas show de corpos já temos. Viva a copa!”
Segue aí as fotos do tão comentadas Blog:
So posso dizer uma coisa essas fotinhas sao muito provocantes hehehe. e o cara e bonitao ahshas.
ResponderExcluir